domingo, 13 de julho de 2008

Serviço MobileMe da Apple mostra que veio pra ficar

Mantenha tudo em sincronia com o MobileMe

Depois de patinar mais de um dia na tentativa de colocar o MobileMe no ar, a Apple consegue finalmente provar que o que ela prometia era de fato verdade. Assim que consegui finalmente logar no sistema com minha antiga conta .Mac (que eu já gostava muito) aconteceu o que eu temia: fiquei absolutamente impressionado com a interface do serviço. Para ser mais específico, a usabilidade do MobileMe é de cair o queixo. Fiel a idéia da Web 2.0 em proporcionar uma interação muito próxima daquela que temos com programas instalados em um computador, a Apple dá um show de facilidade de uso.

Organize seu webmail arrastando e soltando mensagens em pastas

Organize seu webmail arrastando e soltando mensagens em pastas

No webmail, por exemplo, é possível selecionar várias mensagens e arrastá-las para uma pasta. Se a interface gráfica já era praticamente idêntica ao programa Mail da Apple (que uso em meu Mac e gosto muito), a experiência de uso ficou praticamente igual. É muito bom navegar em um mesmo ambiente conhecido, não importando se você está usando o webmail ou o programa instalado na própria máquina.

E tudo isso fica ainda melhor se você configurar o imap da conta me.com (apesar de continuarem funcionando, os endereços mac.com já foram convertidos para me.com). Através deste recurso, as mensagens que você apagou em um computador, não serão descarregadas em outro. Se você marcou uma mensagem com uma bandeirinha no webmail, ela também aparecerá marcada no desktop. OK, sei que muitos serviços de e-mail do mercado oferecem o imap. Mas talvez nenhum tenha uma interface tão dinâmica quanto a do novo MobileMe. E quem tem um iPhone pode agora contar com push mail. Ou seja, sempre que uma nova mensagem for recebida, ela automaticamente aparece no celular. Será o fim do Blackberry?

O calendário do MobileMe é também uma evolução frente aquele disponível no .Mac. Esse serviço também ficou incrivelmente parecido, no que toca a usabilidade, ao software iCal que vem pré-instalado em todos os computadores da Apple. Além de um visual bonito e limpo (marca da Apple em tudo o que faz), basta clicar em um horário e arrastar para que um novo compromisso seja agendado. Google Calendar, não tente fazer isso em casa! E, claro, tenha todos os seus dispositivos (móveis ou não) sincronizados. Agora vai faltar desculpa para chegar atrasado em uma reunião.

A agenda de contatos também dá show. Além da sincronização que já era possível nos tempos de .Mac, agora a interface online ficou até melhor que a agenda instalada nos Macs. Basta clicar em um endereço e…voilà: uma janelinha com uma mapa do Google mostra onde fica a rua.

Ei, peraí, onde você vai? Ainda não terminei. Não tive tempo ainda de falar que o iDisk, o disco virtual da Apple (que também já estava disponível no .Mac), também foi turbinado. Navegar na interface online, criar e apagar arquivos e pastas, e movê-los através de simples arrastar/soltar nos faz até esquecer que estamos usando uma página na Web. Se a Apple continuar assim, para que usar HD em notebooks e desktops? :-P

Além de tudo isso, o MobileMe oferece um linda galeria de fotos, que permite observar o conteúdo de um álbum sem ter de abri-lo (o efeito é realmente fantástico!), girar fotos, fazer slideshows, etc. Sim, é diferente do Flickr, mas impressiona em sua proposta e, claro, pela interface.

Já sei, você vai dizer que o Yahoo e Google também têm serviços similares. A Apple, contudo, nos ensina que uma interface online simples não pode significar falta de recursos e usabilidade pobre. Duvida? Crie uma conta para teste gratutio no MobileMe. Ah, você (ainda!) não tem um Mac? Sem problemas, você pode sincronizar informações em seu PC com Windows.

Logo do MobileMe

O MobileMe não é tão barato (99 dólares por ano), mas vale muito a pena. E quem usa Macs ainda pode sincronizar em todos os seus computadores e iPhone os bookmarks do Safari e configurações diversas (como o dock do desktop.

Postar um comentário

0 Comentários:

  © Blogando Novidades | Todos os direitos Reservados.

Voltar ao TOPO