sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Mentiras sobre o Orkut



Recentemente várias pessoas têm recebido uma mensagem através do Orkut dizendo que o Orkut tem um vírus que se instala no micro de quem usa este site de relacionamento. É mentira. Não existe. É a versão reciclada do hoax do “vírus do ursinho”. É o seguinte: tem um arquivo de sistema do Windows chamado Jdbgmgr.exe que, por acaso, seu ícone é um ursinho. Um gaiato inventou esta mentira, dizendo que este arquivo é um vírus, e espalhou por aí. Rapidamente a mensagem se alastra, criando pânico em diversos usuários incautos.

Outra famosa mentira relacionada ao Orkut é a de que se você mudar o seu país de Brasil para outro país qualquer nas suas configurações, o Orkut fica mais rápido. Equivale no mundo virtual a dizer que se você colocar um balde d’água debaixo de uma lâmpada ela consome menos energia (por incrível que pareça, tem gente que acredita nisso).

Outra bastante comum é a que diz que o Orkut vai ser pago e que você precisa repassar a mensagem para vários amigos para o Orkut ser atualizado (?)... Pura balela...

Fatos como esses só provam duas coisas. Primeiro, que as pessoas passam adiante informações sem checarem a sua veracidade – muitas vezes sem sequer lerem o conteúdo da mensagem. Segundo, que tem muita gente desocupada nesse mundo para ficar inventando mentiras. Isso não ocorre só no mundo virtual. Quem nunca ouviu falar na figurinha de chiclete com decalque que tem LSD e que se você discar #90 no telefone da sua casa sua linha é clonada? Estas duas histórias também são mentiras.

Mas tem uma que não é mentira: "Li em algum canto que quando estamos logados no Orkut e entramos num site com código malicioso nossa senha pode ser vista e roubada. Verdade ou mentira?" Sim, é verdade, mas tão logo esta falha foi descoberta o Orkut corrigiu este problema. A história completa pode ser lida aqui: http://www.cocadaboa.com/archives/004126.php

Postar um comentário

0 Comentários:

  © Blogando Novidades | Todos os direitos Reservados.

Voltar ao TOPO